contato@dellambiente.com.br

O toque final do seu ambiente — mais beleza, qualidade e privacidade com cortinas para sala

O toque final do seu ambiente — mais beleza, qualidade e privacidade com cortinas para sala

|17 de julho de 2019 | Decoração

Não deixe para o último segundo para escolher as cortinas para sala de sua casa! Saiba os melhores tecidos, estilos e como deixar sua sala linda.

Por Gabriel Cardoso

Na decoração da sala de estar, as cortinas para sala são um dos últimos e mais injustiçados itens da lista de prioridades. Seja por tempo (ou dinheiro), muitos consumidores postergam a compra da cortina para um momento em que estejam mais tranquilos. Mas você conhece a importância de se escolher uma boa cortina para sala, seus estilos e as vantagens proporcionadas por diferentes materiais? A matéria deste número trata desse item indispensável para o aconchego na sala de estar!

Os certos e os errados das cortinas para sala

Muitas vezes, ao adquirirmos uma cortina, simplesmente compramos o modelo de nossa preferência e o instalamos por conta. No entanto, você pode ter certeza de que está fazendo isso de forma errada. Levar em consideração o espaço da janela, sua medida e a altura do seu cômodo são alguns dos muitos pontos que você deve estar de olho para garantir um ambiente com estilo.

Certos

• Instale a barra da cortina na metade do caminho entre a janela e o teto
• Use uma barra que seja maior do que a janela, para ter um respiro nas laterais da cortina
• Tenha bastante tecido, o ideal é que ele não arraste no chão e cubra totalmente a janela.

Errados

• Barra muito curta em relação à janela não permite.
• Comprimento maior que o necessário, fazendo o tecido arrastar no chão.
• Cortina estar totalmente lisa quando fechada.

Caso você escolha uma empresa especializada na confecção de cortinas para sala, você não precisará se preocupar com as medidas. Basta entrar em contato e um decorador fará um projeto de acordo com as suas necessidades!

Materiais para usar nas cortinas para sala

desenvolvimento de materiais é um mercado amplo para toda a indústria e com o mercado da decoração não poderia ser diferente. Com a atual variedade de tecidos disponíveis para a confecção de cortinas para sala, o consumidor pode se confundir e tomar uma decisão equivocada.

Cortinas para sala feitas de Voil

Voil é um material muito comum nas cortinas para sala, por dar um aspecto de leveza para qualquer ambiente e pelo preço acessível. Por ser uma mistura de poliéster com outros tecidos, o voil tem como principal chamariz ser um material transparente que depende de outros itens para garantir o bloqueio da luz e de olhares curiosos.

Perfeito para qualquer ambiente, o cortinas para sala feitas com voil são uma boa opção de custo/benefício.

Cortinas para sala feitas de Seda

O tradicional tecido Chinês continua esbanjando o luxo da antiguidade. Esse material é perfeito para pessoas que preferem cortinas para sala que deixem o ambiente mais arejado. No entanto, a qualidade do material e suas vantagens naturais vêm acompanhadas de um preço mais alto do que a média dos tecidos para cortinas.

Cortinas para sala feitas de Veludo

Sendo um material denso e que bloqueia a luz solar completamente, as cortinas de veludo são uma opção diferenciada de cortinas para sala. Esse material é conhecido por seu bom isolamento térmico e por ter um visual naturalmente aconchegante, além de transformar completamente seu ambiente para salas de TV com home theaters.

Cortinas para sala feitas de Cetim

Perfeito para pessoas que gostam de requinte em suas salas, o cetim é uma opção de alto custo e benefícios claros! As tramas bem fechadas do tecido proporcionam um movimento único para a peça, além de um brilho que destaca a peça em qualquer cor. Investir em cortinas de cetim para sala, além de proporcionar uma variedade na cores, permite que seu ambiente tenha um bom controle de iluminação sem perder o aspecto de “frescor natural”.

Cortinas para sala feitas de Linho

Um tecido feito a partir de fibra vegetal, o linho se dá muito bem em decorações mais sóbrias com um ar de praia. Suas cores pastéis são encontradas majoritariamente em tons de areia, o que as tornam cortinas para sala perfeitas para quem gosta de variar na decoração de tempos em tempos.

A versatilidade do tecido vem com vantagens, tais como ele ser extremamente respirável e fresco para o ambiente, porém também é acompanhada de certas desvantagens. Então, é bom se preparar para eventuais desfiamentos e ter uma cortina que amassa com facilidade.

Modelos de cortinas para sala

Com o material da sua cortina devidamente escolhido, o próximo passo é decidir qual é o modelo que será aplicado neste ambiente. No mercado, existe uma infinidade de estilos e modelos de cortinas para sala e um especialista no assunto pode orientar você entre os modelos e apresentar uma solução criativa para sua sala. Conhecer os mais principais tipos de cortina do mercado pode facilitar a sua escolha.

Tipo Varão

Cortinas de varão são uma das opções mais baratas e práticas do mercado! Com opções de cortinas mais em conta, os varões conseguem ser perfeitos para salas com janelas pequenas. Aliando a facilidade de instalação, praticidade para limpeza e manutenção da cortina e versatilidade de tecidos, vemos as cortinas tipo varão como uma das melhores, porém básicas, opções do mercado.

Trilho

Um dos tipos mais clássicos de cortinas para casa. A versatilidade desta forma de instalação está em primeiro lugar, perfeita para grandes janelas e com um acabamento feito por um gesseiro profissional, o ambiente consegue ficar ainda mais bonito!

Romana

Cortinas romanas são um modelo especial, que trazem um estilo diferenciado que fazem qualquer cômodo esbanjar estilo. Cortinas desse modelo permitem um ótimo aproveitamento da iluminação natural sem abrir mão da privacidade do ambiente. Cortinas romanas, embora muito bonitas, não são muito práticas para pequenos espaços, visto que ao serem fechadas, ocupam um espaço extra.

Persianas

Uma das cortinas para sala mais clássicas para aqueles que preferem ambientes com maior privacidade. Permitindo um controle de iluminação perfeito com as lâminas verticais, é possível deixar um cômodo completamente iluminado ou a meia luz com alguns movimentos. Para aqueles que são aficionados por tecnologia, millennials inventaram a solução perfeita para automatizar sua persiana e permitir que você abra e feche a cortina pelo smartphone.

Cortinas para sala estilo blackout — Isso é uma boa opção?

Independente do tamanho de sua sala, se ela é apenas uma sala de televisão ou uma sala-quarto, é certo que você também se incomoda com reflexos e luzes indesejados. Nessas situações, optar para projetos que também integrem cortinas blackout na decoração pode ser algo que irá dar uma camada de conforto extra para seu ambiente.

Uma boa cortina de blackout, além de bloquear completamente a luz pode até mesmo servir como uma barreira contra a poluição sonora!

Em suma, a boa escolha das cortinas para sala pode trazer vantagens enormes para seu ambiente. Escolher a empresa certa para fazer seu projeto de cortina pode ser a saída para evitar problemas no seu projeto de decoração. Especialmente se ele for feito em conjunto com uma especialista em arquitetura e decoração de interiores, você pode valorizar sua casa de uma maneira digna das mais maravilhosas capas de revistas!

Compartilhe esse post: