contato@dellambiente.com.br

Entenda como escolher cores para o quarto que despertam emoções

Entenda como escolher cores para o quarto que despertam emoções

|17 de julho de 2019 | Decoração, Dicas

Escolher cores para o quarto que trazem emoções e promovendo descanso não é difícil, conheça os efeitos que as cores mais populares podem despertar no seu psicológico.

Por Gabriel Cardoso

Já é um con­hec­i­men­to de lon­ga data que cores pos­suem uma forte influên­cia no espec­tro de humor e sen­so­r­i­al do ser humano, isso des­de os primór­dios onde nos­sa vida na natureza pode­ria ser guia­da pelas cores. Cores quentes trazem a vida e a ale­gria, mas tam­bém podem sig­nificar peri­go ou cuida­do depen­den­do da situ­ação. Essas sen­sações podem ser repli­cadas em nos­sas casas facil­mente, espe­cial­mente quan­do esta­mos pen­san­do nas cores para o quar­to, seja o nos­so ou de out­ros mem­bros da família. Então, que tal enten­der um pouco como as cores podem influ­en­ciar no nos­so des­can­so?

Escolhendo a sensação certa

Cores são uma óti­ma for­ma de mel­ho­rar o des­can­so ou otimizar o tra­bal­ho de um ambi­ente. Espe­cial­mente no caso de cores para o quar­to, exis­tem tons que deve­mos evi­tar para não des­per­tar uma sen­sação que que­braria o aconchego do quar­to. Por­tan­to con­hecer todos os mais pop­u­lares tons para quar­to e como eles podem impactar no seu des­can­so.

Azul

O Azul é uma das cores mais pop­u­lares para o quar­to, por suas car­ac­terís­ti­cas espe­ci­ais. Sendo uma cor que estim­u­la a cal­maria, o con­t­role da res­pi­ração e um mel­hor repouso. ela é per­fei­ta para ter momen­tos de con­for­to no ambi­ente. Tons mais vivos de azul podem não ser enjoa­t­i­vas a lon­go pra­zo, então uma das mel­hores opções é apos­tar em ambi­entes que usam de tons mais pastéis para garan­tir a sen­sação con­stante de serenidade.

Rosa

Uma das cores mais pop­u­lares em quar­tos de meni­nas, o rosa con­segue des­per­tar dois espec­tros bem difer­entes de emoções depen­den­do de seu tom. Tons mais pastéis, assim como o azul, con­seguem des­per­tar a cal­ma, sen­ti­men­tos agradáveis e mel­ho­rar ain­da mais o ambi­ente para o des­can­so. No entan­to, faz­er um ambi­ente com tons de rosa mais vibrantes irá des­per­tar a cria­tivi­dade e estim­u­lar a ener­gia. Assim, entre as opções de cores para quar­to na tonal­i­dade rosa, é recomen­da­do que se evite o tom con­heci­do como Drunk Tank Pink. Esse tom tem como car­ac­terís­ti­ca um efeito cal­mante em primeira instân­cia, no entan­to exis­tem pesquisas que dizem que a lon­go pra­zo ele pode aumen­tar mais o nív­el de agres­sivi­dade.

Amarelo

O amare­lo pode ser uma das cores para o quar­to que pare­cem inofen­si­vas e ale­gres, no entan­to podem ser noci­vas caso apli­cadas de for­ma impen­sa­da. O amare­lo é uma das cores mais vivas de todo o espec­tro de cores, isso dev­i­do a quan­ti­dade de luz refleti­da pelas pro­priedades físi­cas da cor. Em nos­so psi­cológi­co o amare­lo pode des­per­tar ener­gia e ale­gria, no entan­to a exposição a essa cor a lon­go pra­zo pode traz­er sen­ti­men­tos de ansiedade e irri­tabil­i­dade. A apli­cação do amare­lo nos quar­tos é com­plexa, então deve­mos escol­her com cautela boas for­mas de aplicar esse tom no ambi­ente.

Verde

Para aque­les que gostam de natureza, o verde pode ser uma das mel­hores cores para o quar­to. Con­heci­do como uma cor que evo­ca a sen­sação da natureza, tran­quil­i­dade e cal­maria ela pode ser per­fei­ta para quar­tos de todas as idades, espe­cial­mente ao ser com­bi­na­da com plan­tas orna­men­tais que vão deixar o ambi­ente ain­da mais agradáv­el. O verde tam­bém pode traz­er bene­fí­cios aos leitores, vis­to que pesquisas apon­tam que um ambi­ente verde pode aumen­tar o foco do leitor.

Vermelho

O ver­mel­ho é uma con­heci­da cor inten­sa, que des­per­ta fortes sen­ti­men­tos e pode até mes­mo aumen­tar lev­e­mente a pressão das pes­soas que estão no cômo­do. Esse tom mais forte pode ser ousa­do para muitas pes­soas, espe­cial­mente por lem­brar muito a época natali­na. Então, sua apli­cação pode ser mais bem aproveita­da com tonal­i­dades neu­tras como um com­ple­men­to nos detal­h­es.

Tons neutros de cores para o quarto

Você não pre­cisa escol­her uma úni­ca cor para pre­dom­i­nar seu ambi­ente. Usar um mix de cores neu­tras com uma cor especí­fi­ca pode des­per­tar uma sen­sação agradáv­el de cal­maria, sem tornar o espaço cansati­vo para a vista. Espe­cial­mente ao usar o bran­co em com­bi­nação com detal­h­es col­ori­dos, como móveis plane­ja­dos, papéis de parede ou uma parede, você cri­ar um ambi­ente leve e com muito esti­lo.

Iluminando com cores

Você não pre­cisa se lim­i­tar a uma cor especí­fi­ca para evo­car uma sen­sação no seu quar­to. Com as mod­er­nas lâm­padas inteligentes você tem a liber­dade para mudar as cores do seu espaço livre­mente, de acor­do com suas neces­si­dades.

Então, você pode faz­er um pro­je­to de ilu­mi­nação para o quar­to que aten­da suas neces­si­dades! Se você pre­cisa de uma empre­sa espe­cial­iza­da em escol­her as mel­hores cores para o quar­to no seu pro­je­to, que crie ambi­entes úni­cos para você des­cansar per­feita­mente, entre em con­ta­to com a Dell Ambi­ente.

Tags: ,
Compartilhe esse post: