contato@dellambiente.com.br

Decoração do quarto é mais que estilo

Decoração do quarto é mais que estilo

|17 de julho de 2019 | Decoração

A importância de ter um profissional especializado para a criação do ambiente na decoração do quarto.

Por Roberta Civitarese

Uma boa conversa com o cliente é a base para um projeto bem-sucedido. Quando se trata da decoração de um quarto, então, esse apanhado de informações iniciais faz toda a diferença. O quarto é onde buscamos descanso e relaxamento depois de um dia de trabalho e afazeres. Sentir-se bem e confortável dentro desse ambiente é determinante também para a sua funcionalidade.

Mas que tipo de informação pode ajudar um arquiteto no desenvolvimento da decoração do quarto? Simples, tudo o que envolva a rotina do cliente naquele espaço. Os hábitos, as atividades que desenvolve no ambiente, as melhorias que busca, as peças e materiais que pretende manter etc. Também é necessário conhecer as dimensões do cômodo, como a altura do pé direito, a disposição de portas e janelas, a incidência de luz e ventilação do quarto.

Nesta reportagem, nós vamos orientar sobre detalhes importantes na hora de definir a decoração do quarto e a importância de se ter um profissional especializado nesse trabalho. Para ajudar com as orientações, a arquiteta e urbanista Carol Macoris participa da produção do conteúdo. Carol atua na área há 15 anos e desde 2010 possui escritório próprio na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, onde trabalha de forma multidisciplinar, desenvolvendo projetos nas áreas residencial, comercial e corporativa. A seguir, oito tópicos que abordam pontos importantes na criação do ambiente.

1- Onde começa o projeto para a decoração do quarto

O ponto focal do quarto é a cama, pois talvez seja o móvel com maior dimensão. É importante posicioná-la, analisando o fluxo em torno dela e também considerando a localização de janelas e portas.

Para Carol Macoris, a parede da cabeceira merece destaque, pois geralmente ela é a parede que fica de frente para a entrada ou para a maior parede do ambiente.

Por isso, uma dica que pode ser interessante é posicionar a cama de frente a uma parede, para possibilitar a instalação de uma tv, por exemplo, se fizer o estilo do cliente.

Após a escolha do tipo e localização da cama, vem a definição dos demais elementos: armários, cabeceira, painel para tv, poltrona de apoio, bancada de trabalho ou maquiagem, etc.

2- Elementos que não podem faltar na decoração do quarto

Papel de parede é um item que, de um modo geral, funciona muito bem. Materiais naturais, como madeira e tecidos, e elementos como tapetes e cortinas também, pois conferem uma atmosfera aconchegante ao ambiente.

Uma opção mais acessível é partir para a pintura com acabamento fosco, que também remete a um certo conforto.

Outra orientação é trabalhar uma iluminação diferenciada, que valorize os materiais e objetos utilizados. Esse toque, para a nossa arquiteta convidada, é fundamental. Para complementar a decoração, quadros e objetos que dialoguem com o estilo de vida do cliente e tragam mais personalidade ao ambiente.

3- A adaptação do estilo com as necessidades

Como sabemos, o quarto é o cômodo da casa que funciona como local de refúgio, onde relaxamos, restauramos as energias e nos preparamos para um novo dia. E é possível unir o conforto necessário, refletindo a personalidade do cliente no quarto. Essa adaptação é feita por meio da diversificação dos materiais que serão utilizados: escolha de cores e padrões de papéis de parede, especificação de persianas ou cortinas com design adequado ao ambiente, composição de quadros, fotografias e objetos que representem a individualidade de quem vai dormir ali.

4- Quarto em sintonia com a casa

O quarto deve refletir a personalidade de quem o ocupa, mas será que isso significa manter uma sintonia com o restante da casa? Não necessariamente… Carol Macoris explica que não é preciso seguir o estilo decorativo dos ambientes, você pode abusar das cores na sala e ter um quarto mais neutro, por exemplo. O conforto é a palavra-chave na decoração do quarto: porém, como cada pessoa tem o seu repertório, seus gostos, vale investigar quais materiais, cores e texturas remetem a essa sensação de conforto e apostar nelas de forma individual. De uma maneira geral, os materiais naturais (tecidos e madeiras), as cores claras e os acabamentos foscos nos trazem essa percepção.

5- Recursos na decoração do quarto

Ultimamente, o recurso mais utilizado é a personalização do ambiente por meio da marcenaria. Diferentes padronagens de papel de parede e iluminação diferenciada complementam o visual e valorizam o espaço.

A arquiteta destaca os painéis de cabeceira, que dobram até o teto com iluminação indireta. Outro recurso é a aplicação de placas de espelho, que contribuem para a sensação de ambiente maior.

Madeiras em tons naturais, que dialogam com a paleta de cores escolhida na decoração do quarto também possuem grande adesão, pois são neutras.

Uma dica interessante se você busca uma atmosfera mais descolada e contemporânea, é usar criados-mudos diferentes um do outro, assim como quadros apoiados na cabeceira ao invés de pendurados. Lâmpadas de filamento no lugar de pendentes complementam esta estética.

6- A importância da iluminação

A iluminação tem papel fundamental na decoração, pois é ela que valoriza todos os materiais e objetos escolhidos. Num projeto de decoração do quarto existem dois pontos importantes: a iluminação técnica e a iluminação decorativa. É por meio da iluminação técnica que criamos diferentes cenários, tornando o ambiente sempre dinâmico e receptivo aos diversos usos, além de acolhedor.

Para quartos, a Carol sugere uma iluminação mais quente, em tons amarelados, que trazem aconchego.

A iluminação decorativa complementa a iluminação técnica e traz o apelo visual que dialoga com o design do ambiente, como pendentes ao lado dos criados ou um lindo lustre central.

7- Estilo em quartos pequenos

É possível, sim, trabalhar um ambiente pequeno e mesmo assim conferir-lhe muita personalidade. Já citamos, inclusive, que um aliado importante nestes casos é a marcenaria. Com um mobiliário desenhado especificamente para aquele espaço, consegue-se valorizar e aproveitar cada cantinho, tornando-o funcional e aconchegante.

Espelhos e vidros reflexivos, materiais claros e padronagens em linhas horizontais (veios da madeira da marcenaria, estampa do papel de parede e persianas), bem como móveis e cabeceiras mais baixos auxiliam também na sensação visual de que o ambiente é maior.

Para finalizar, uma opção interessante é investir em cabeceira horizontal feita sob medida que ocupe toda a extensão da parede (e não somente a largura da cama) também possui um resultado incrível!

8- Já em quartos grandes…

Em cômodos muito amplos é preciso pensar no layoutde forma a preencher o espaço como um todo. Uma saída interessante é criar ambientes distintos da área de descanso: uma área de leitura, um espaço para maquiagem ou um pequeno escritório podem ser boas opções.

Um exemplo: uma poltrona com pufe e uma luminária de piso ou uma bancada extensa em frente à cama preenchem o espaço e conferem uma proporção mais elegante.

Neste tipo de ambiente, é importante trabalhar elementos mais altos (cabeceiras, painéis de madeira, cortinas do chão ao teto), pois eles equilibram a diferença de dimensões (largura e comprimento grandes e altura pequena), proporcionando uma perspectiva mais harmônica ao espaço.

Compartilhe esse post: