contato@dellambiente.com.br

Decoração de cozinha americana: um estilo moderno e integrativo para o seu lar

Decoração de cozinha americana: um estilo moderno e integrativo para o seu lar

|17 de julho de 2019 | Decoração

Veja as diversas opções de decoração de cozinha americana para espaços grandes e pequenos.

Por Tamires Criscio

A decoração de cozinha americana pode ser muito variada, abrigando, dessa maneira, diferentes opções de gostos e de bolsos.

Tantos lares, com pequenos ou grandes espaços, podem optar por esse estilo de cozinha bastante moderno e integrativo, ampliando ainda mais as áreas sociais.

Para quem gosta de receber visitas e ter um lar no qual a alimentação é a parte central, esse é o tipo ideal.

Hoje em dia, a decoração de cozinha americana vem sendo cada vez mais aplicada em diversos lares brasileiros, que querem estar atentos às novas tendências de decoração de ambientes.

Por mais que muitas pessoas acreditem que esse tipo de cozinha é mais caro, pode ser ainda mais econômico e prático quando comparado com as cozinhas tradicionais entre quatro paredes.

Vamos fazer uma revisão sobre decoração de cozinha americana para mostrar variadas opções!

O que é cozinha americana?

A cozinha americana é um tipo de cozinha muito comum e amplamente utilizado nos Estados Unidos, por isso o seu nome.

Esse tipo de cozinha é geralmente aplicado em espaços maiores, por contar com uma “ilha central”, mas foi adaptado aos espaços pequenos e recebeu, no lugar da “ilha”, um balcão.

A grande vantagem da cozinha americana é a ampla integração que o projeto garante para o ambiente, que se torna uma área social amplamente utilizada.

Nesse tipo de cozinha, algumas paredes e portas perdem a utilidade, por isso deixam os ambientes com aparência de maiores e permitem uma comunicação com a sala de jantar e de estar, por exemplo.

Hoje, a decoração de cozinha americana segue duas vertentes: a de ilha e a de balcão.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Mas, primeiro, veja cinco vantagens e cinco desvantagens sobre esse tipo de cozinha:

5 vantagens: decoração de cozinha americana

A cozinha americana tem ganhado cada vez mais as casas e os apartamentos brasileiros devido às suas inúmeras vantagens. Aqui vamos citar algumas delas:

  1. Mudança radical em uma reforma 

Para quem opta por este tipo de cozinha, pode contar com uma mudança bem radical e diferenciada em relação às cozinhas tradicionais brasileiras.

  1. União de dois ou mais ambientes  

Este tipo de cozinha também proporciona uma união de dois ou mais ambientes, gerando uma integração e comunicação entre diversas áreas.

  1. Total customização e personalização  

Este tipo de cozinha também pode ser totalmente customizado e personalizado para os diferentes desejos.

  1. Garantia de modernidade e de sofisticação  

Duas características básicas deste tipo de cozinha é a garantia de modernidade e de sofisticação, pois o ambiente final fica atualizado e muito elegante, mesmo simples ou mais completo.

  1. Criação de mais um espaço de alimentação 

Tanto a ilha como o balcão se tornam um espaço a mais de alimentação, dessa forma, a cozinha americana pode até mesmo substituir a necessidade de uma sala de jantar e tornar a cozinha ainda mais receptiva.

5 desvantagens: decoração de cozinha americana

Mesmo sendo um estilo de cozinha que traz diversas vantagens, a decoração de cozinha americana também traz algumas desvantagens e, entre elas, apontamos algumas:

  1. Cheiro espalhado pelo lar  

Dependendo do tipo de comida que você for cozinhar, é preciso levar em conta que o cheiro vai ser espalhado para todos os outros ambientes.

  1. Fumaça espalhada pelo lar  

Outro ponto negativo é que, toda vez que você for cozinhar, a fumaça também atingirá outros ambientes.

  1. Gordura espalhada pelo lar  

Se você tem uma alimentação que utiliza muita fritura, é preciso repensar se este tipo de decoração de cozinha é a melhor opção. Limpar gordura da cozinha já não é uma tarefa fácil, imagine ter que encontrar partículas de gordura em outros ambientes também.

  1. Necessidade de constante arrumação e organização  

Como a decoração de cozinha americana é aberta, uma desvantagem é que não é possível fechar uma porta para esconder a bagunça da cozinha, portanto, ela é indicada para as pessoas que têm o hábito de manter a cozinha sempre arrumada e organizada.

  1. Diminuição de espaços para armários

Dependendo do tamanho do espaço, a decoração de cozinha americana pode apresentar menos espaço para armários do que o ideal. Por isso, você deve levar isso em conta, para ver se ela é ou não uma boa opção para o seu lar.

10 dicas gerais de decoração de cozinha americana

Na hora de realizar a sua decoração de cozinha americana, seja ela em formato de ilha ou em formato de balcão, é fundamental pensar em alguns pontos importantes. Aqui vamos listar 10 dicas gerais que você deve pensar na hora de criar a decoração de cozinha americana:

Dica 1: Faça um bom planejamento  

Identifique diversas opções para posicionar cada eletrodoméstico e defina a localização final. É fundamental que o fogão e a geladeira não fiquem opostos, pois, dessa maneira, o calor do fogão pode gerar problemas ao resfriamento da geladeira. Você vai precisar aproveitar bem o espaço e pensar em todos os armários necessários. Além disso, leve em conta também a movimentação e a circulação pelo ambiente.

Dica 2: Invista em cores claras 

Para deixar o ambiente ainda mais amplo, opte por usar cores claras, mas tome cuidado com o tipo de revestimento para não deixar o ambiente difícil de limpar.

Dica 3: Coloque uma boa iluminação  

Mesmo sendo uma cozinha mais aberta e que pode aproveitar a iluminação dos outros ambientes, é fundamental ter boa visibilidade na hora da alimentação.

Dica 4: Pense em um piso que traga integração  

O piso também deve ter a mesma identidade da decoração da cozinha americana, por isso é importante pensar em um piso que traga ainda mais integração para o ambiente.

Dica 5: Verifique a estrutura física antes de quebrar paredes 

Muitas casas e apartamentos apresentam estruturas físicas que não podem ser quebradas. Estas vigas e pilares foram desenvolvidos para garantir tanto a sustentação das paredes como também das lajes, por isso é muito importante verificar a planta antes de optar por esse tipo de cozinha.

Dica 6: Opte pela alvenaria  

Para deixar o projeto de decoração de cozinha americana ainda mais barato, invista em um projeto que use bastante a alvenaria, dessa maneira, os custos são barateados e você consegue realizar uma cozinha que atenda aos seus desejos.

Dica 7: Não há necessidade de ter cooktop, forno e microondas de parede 

Ou seja, mesmo que você idealize a cozinha dos sonhos com os três itens relacionados acima, você pode muito bem criar uma decoração de cozinha americana utilizando os objetos tradicionais, sem precisar investir uma grande quantidade de dinheiro.

Dica 8: Aproveite as trocas de showroom  

Toda vez que você for pensar em criar uma nova decoração de cozinha americana, aproveite as trocas de mostruários para receber descontos de até 70%, pois, dessa maneira, você consegue ter a cozinha dos seus sonhos e por um preço ainda mais acessível.

Dica 9: Não há uma regra geral, por isso use a criatividade 

Não é apenas uma decoração ideal de cozinha americana, por isso você pode usar diversas referências para criar a cozinha que melhor atenda às suas necessidades. Há diversas opções tanto para ilhas como para os balcões.

Dica 10: Capriche na decoração da cozinha americana 

Já que a sua cozinha será integrada à residência, crie um estilo único e abuse dos objetos de decoração dentro desse estilo. Você pode utilizar livros, objetos culinários, potes de alimentos, velas, suportes de especiarias, entre muitas outras coisas para criar a cozinha ideal.

Tipos de decoração de cozinha americana

Tanto os balcões como as ilhas podem apresentar uma mesa em desnível, nichos, formas diferentes, equipamentos embutidos, cores fortes, mesclas de materiais, formas geométricas, aproveitamento de espaço interno, entre outras características.

Isso mostra como a decoração da cozinha americana pode ser ultra versátil e cheia de possibilidades e oportunidades.

Decoração de cozinha americana: espaço grande – estilo ilha

Para residências com espaço grande, a melhor opção de cozinha americana é no estilo ilha.

Mesmo sendo projetada para espaços maiores, as ilhas também podem ser adaptadas aos espaços pequenos.

As ilhas trazem otimização para a cozinha, e garantem uma centralização do espaço.

Decoração de cozinha americana: espaço pequeno – estilo balcão

Para quem tem um espaço pequeno, a melhor opção de cozinha americana é no estilo balcão. O balcão também pode ser utilizado em espaços maiores.

O balcão traz muitas opções de acabamento, tanto mais baratos, como os de cimento queimado, como também os mais caros, em granito.

Isso fica livre para escolha, mas ambos permitem uma alta funcionalidade e deixam o ambiente muito mais prático para ser utilizado no dia a dia.

Os balcões também podem receber armários e ainda cadeiras diferenciadas, deixando a cozinha mais organizada e estilosa.

Compartilhe esse post: