contato@dellambiente.com.br

Decoração de casa: criando lares com muito esmero

Decoração de casa: criando lares com muito esmero

|17 de julho de 2019 | Decoração

A decoração de casa ajuda a transformar uma construção de cimento e tijolos no seu espaço preferido de aconchego e sonhos.

Por Ricardo Roca

Para começarmos a falar desse universo da decoração de casa é importante mencionar o Museu da Casa Brasileira, que fica em São Paulo. Fundado em 1970, traz informações interessantes sobre “hábitos da vida privada desde o século 16 no Brasil”, retratando as mudanças ao longo do tempo e trazendo reflexões sobre aspectos como arquitetura, design, urbanismo, habitação e sustentabilidade.

Aqui mesmo, no blog Dell Ambiente, desde sua primeira edição, trazemos matérias e artigos para que você torne seus espaços mais agradáveis e consiga transformar em realidade o sonho de morar e até trabalhar em ambientes que tenham a sua cara.

Vimos, por exemplo, como móveis planejados podem oferecer conforto e praticidade ao ambiente, o charme de uma varanda gourmet e dicas sobre como como decorar um quarto infantil unissex. Nesse mês vamos falar especificamente sobre como a decoração de casa ajuda nessa transformação.

A casa, desde sempre, traduzida pela palavra lar, é sinônimo de aconchego, de refúgio, um espaço “sagrado”, para o repouso, para o convívio com familiares e amigos queridos, para o ócio criativo e até mesmo para o trabalho, considerando os avanços da tecnologia e as mudanças de hábitos nas sociedades contemporâneas. E é exatamente a decoração de casa que vai definir a qualidade de vida que você pode ter em seu lar.

Em prosa e verso

Simon & Garfunkel, em Homeward Bound (algo como voltando para casa, em tradução livre) falavam do desejo e do sentimento em relação à volta para casa: “No destino de casa / Casa para onde meus pensamentos fogem / Casa onde minha música toca / Casa onde meu amor se deita esperando / Silenciosamente por mim”; os artistas norte-americanos, famosos pela harmonia vocal, provavelmente também iriam gostar de um lar com harmonia. Peças de herança, com valor sentimental, ou garimpadas ao longo dos anos, em viagens e passeios, se bem utilizadas, podem ajudar na decoração de casa, contribuindo ainda para criar uma harmonia estética que, além disso,  conta a história da família.

Lulu Santos, em Casa, demonstrava o mesmo sentimento de alegria em seu retorno: “Que eu tô voltando pra casa / E vê! ê! ê! ê! ê! / Que eu tô voltando pra casa / Outra vez…” e destacava “Mas sempre tinha / A cama pronta / E rango no fogão…”. E quem é que não gosta de voltar pra casa e encontrar uma comidinha saborosa? Para isso, nada melhor que contar com eletrodomésticos modernos, combinando com armários planejados especialmente para o espaço disponível na casa. Ninguém quer espaços apertados ou móveis desproporcionais. Ainda na linha do prazer de estar em casa, existem linhas completas de essências e incensos que aromatizam a casa de acordo com o clima que você quer criar.

A vida caseira é o tema da canção Home Life, de John Mayer, que diz: “Eu acho que vou ficar em casa / Ter uma vida caseira / Sentando em slow motion / E escutando a luz do dia / Eu não sou um nômade”. Não é qualquer um que consegue encontrar uma atuação profissional que permita trabalhar de casa, mas é cada vez mais comum que ao menos parte dos nossos afazeres seja realizado diretamente de algum espaço de home office. Nesse caso é importante escolher bem algum “cantinho” de casa para essa atividade, com iluminação e acústica que facilitem a concentração, plantas e objetos que ajudem a tornar o ambiente agradável e produtivo. Não podemos esquecer que esse espaço também é parte da decoração de casa.

Roberto Carlos, em O Portão, mencionava o retrato ainda na parece; Simone, em Tô Voltando, falava em mudar a roupa de cama e encher a casa de flor; o poetinha Vinícius descreveu A Casa de uma maneira muito diferente e criativa, sem teto, sem parece, mas com muito esmero e até mesmo Ozzy Osbourne avisou a mãe que estava voltando para casa em Mama, I´m coming home. O que todos tinham em comum é o prazer de estar ou retornar para casa, a liberdade de moldar aquele espaço com suas próprias características e desejos.

Seu espaço

São muitas as possibilidades e não existe o guia “definitivo” quando se fala em decoração de casa. Novos materiais surgem a cada instante, novas tendências e conceitos. Se o seu estilo é mais rústico, é possível deixar a obra com cara de inacabada; se o cômodo é pequeno, o uso de espelhos serve para transmitir uma sensação de amplitude e móveis suspensos ajudam a economizar espaço.

Também é possível dividir o quarto para ter um closet, mas… qual o jeito certo? Você valoriza a questão da sustentabilidade? Há materiais ecológicos e reciclados que podem ser utilizados no seu projeto. Quer aproveitar os cantinhos da cozinha ou explorar melhor os corredores? Não sabe qual o melhor varal para sua lavanderia? Gostaria de ter uma pequena horta suspensa em casa?

Cada contexto exige soluções diferenciadas e personalizadas; gente morando sozinha, família com crianças, casais jovens, famílias maiores, pessoas idosas, uma casa no campo, um apartamento estúdio, orçamentos mais apertados ou um pouco mais flexíveis; quaisquer que sejam seus desejos e necessidades, a decoração de casa sempre tem uma solução e ajuda a criar um lar do jeitinho que você gostaria.

Você pode e deve começar a explorar as informações disponíveis por aí sobre decoração de casa, mas considere a possibilidade de contar com um profissional especializado nessa área; até porque não há uma regra que agrade a todos, o mais importante é descobrir e entender seu estilo, identificar suas necessidades.

Quem sabe até você não se inspira também e compõem uma música de sucesso para exaltar sua casa?

Mãos à obra!

Compartilhe esse post: