contato@dellambiente.com.br

Decoração de apartamento, seu lar mais bonito e confortável

Decoração de apartamento, seu lar mais bonito e confortável

|17 de julho de 2019 | Decoração

Ideias e conceitos para você montar a decoração do seu apartamento e deixar sua vida com muito mais conforto, prazer e bem-estar.

Por Ricardo Roca

Dizem que tem gente que gosta de ‘ficar na rua’ e tem gente que gosta de ‘ficar em casa’; seja lá qual for o seu perfil, não há nada como ter conforto e um espaço bonito para morar. E pra isso a decoração do seu apartamento tem papel fundamental, pra gerar praticidade, conforto e tornar o ambiente agradável, seja para ficar sozinho, com a família ou para receber os amigos.

Ao longo desses meses você viu, aqui mesmo no blog da Dell Ambiente, várias sugestões para a decoração de seus espaços de trabalho ou moradia, mas como nosso assunto aqui é especificamente a decoração de apartamento, vamos relembrar algumas matérias como: Fechamento de Varanda, Banheiras para Apartamento, Tudo o que a sua cozinha planejada precisa, além de muitas outras matérias.

Essa preocupação ou interesse em cuidar do espaço em que se vive é geral, todo mundo quer caprichar na decoração do seu apartamento para criar o seu cantinho aconchegante ou, o que é ainda melhor, seus vários cantinhos dentro de casa. As revistas e a mídia especializada em decoração já elaboraram matérias a esse respeito voltadas para os chamados millennials*, Decoração Jovem: 58 ideias para um primeiro apartamento; para a turma da terceira idade, Como adaptar um apartamento para idosos: 5 dicas essenciais; para homens solteiros, 6 Dicas de decoração para um apartamento de solteiro; para quem é mais conservador e discreto, Apartamento com decoração clássica, neutra e sofisticada!; para casais com filhos, Decoração: dicas de um casal que reformou o apartamento para dar mais liberdade às crianças; para quem tem ou quer ter um animal de estimação, 45 Ideias de Decoração e Espaço para os Pets, ou de forma mais genérica, buscando atender a todos os perfis, como Apartamento Decorado: 50 Ambientes para te Inspirar.

(*) millennials é como são chamadas as pessoas nascidas entre 1980 e 2000, conhecidos como a primeira geração de nativos digitais.

Conforto e harmonia na decoração do apartamento

Sensação de bem-estar, comodidade física e/ou emocional, claro que o conforto depende de uma série de fatores, como o momento pessoal de cada um, de aspectos profissionais, familiares, saúde, realização financeira, espiritualidade etc. etc. etc., mas um bom sofá, uma cama espaçosa e macia e um chuveiro com água na temperatura certa ajudam muito a tornar a vida melhor. E esses são apenas alguns exemplos. Há muitas outras coisas que podem ser feitas na decoração de um apartamento para ajudar nesse sentido. É justamente a boa combinação de vários elementos relacionados que gera a harmonia, essa sensação agradável e de prazer.

Cada cômodo é um mundo

Hall de entrada — é o cartão de visita da sua casa, é uma das lembranças que você vai construir e que seus visitantes vão levar com eles. São muitas as possibilidades, mas dependem basicamente de dois fatores, sua personalidade e o tamanho do espaço disponível. Isso vai ajudar a definir se você deve investir em um capacho, no caso de um espaço menor ou em um tapete, em espaços maiores. Em ambos os casos a iluminação merece atenção, para tornar o ambiente acolhedor e receptivo. A luz pode ser direta ou indireta, mas nesse espaço a luz quente, amarela, é a mais indicada, por transmitir aconchego e a sensação de descanso.

Novamente a depender do espaço é possível pensar em um aparador com objetos decorativos, simples, mas sempre com o objetivo de transmitir sua personalidade e as boas-vindas aos seus convidados e a você mesmo, quando chegar em casa cansado do trabalho. Plantas fazem sucesso em qualquer ambiente, mas é necessário lembrar que elas necessitam de cuidados e que normalmente esse espaço não recebe luz natural; talvez um vaso com galhos secos ou plantas artificiais, mas o cuidado aqui deve ser redobrado; uma escolha errada pode colocar tudo a perder nessa construção de estilo. Quadros, espelhos, objetos decorativos ou mesmo uma pintura personalizada são boas opções.

Sala de estar – o ‘espaço central’ da casa, o local onde você recebe os amigos e onde, provavelmente, vai passar a maior parte do tempo livre dentro de casa. Além da tônica no conforto, com um sofá que ‘abraça’, é importante saber se você pretende receber muitos convidados, pois isso vai definir se você precisa de outras opções como poltronas ou até mesmo puffs, que transmitem um ar mais despojado para o ambiente. Se você é do tipo mais sóbrio, deve pensar em alternativas mais conservadoras.

Normalmente é nesse ambiente também que ficam a televisão e aparelhos de som. Sobre esses equipamentos, atualmente há uma infinidade de modelos e tamanhos, com características para todos os gostos. Se você é do tipo cinéfilo, pode investir em um home theater, que vai oferecer maior qualidade de som e imagem. Muita gente entende que a fase de ter um ‘barzinho’ dentro de casa passou, mas é mais correto entender que ela se atualizou, se modificou, mas que jamais vai sair de moda receber amigos para tomar drinques em casa. O mercado hoje também oferece boas opções nessa área.

Quarto – por tratar-se de um espaço mais voltado ao descanso e à privacidade, normalmente pede cores mais sóbrias, que além de elegância ajudem a diminuir seu ritmo, contribuindo para momentos de maior introspecção. Com esse mesmo objetivo a definição das cortinas é fundamental. Se você tem dificuldade para dormir ou mora em uma região com barulhos externos ou muita luminosidade, pode pensar em um blackout, que auxilia também a deixar o ambiente mais fresco e agradável. Vale o mesmo para quem quer assistir a um filme ou realizar uma leitura.

Além dos espaços para guardar roupas pessoais e de cama, também costuma abrigar objetos pessoais e de decoração que carregam consigo boas histórias de família ou de viagens realizadas. O cuidado aqui é não sobrecarregar visualmente o espaço. Personalizar sim, mas sem poluição visual.

Cozinha – alguém já disse que cozinhar é um gesto de amor e é assim que gosto de imaginar esse espaço. Além do cuidado para adequar tamanho e estilo dos ‘obrigatórios’ fogão e geladeira, é sempre interessante conjugar uma mesa e cadeiras para que o cozinheiro de plantão possa ter companhia enquanto trabalha. Outros itens comuns a esse cômodo também vêm recebendo status de itens de decoração e é fácil encontrar paneleiros ou porta-temperos com ‘cara’ de enfeite, unindo praticidade e estética.

A criatividade também permite explorar as paredes com um ‘varal de poesias’, escritos nas paredes ou uma pequena horta de temperos, por exemplo.

Banheiro – aqui o item fundamental é o chuveiro; investimento que vai garantir bem-estar para os moradores. Ainda assim, outros aspectos são importantes, a depender do perfil e dos objetivos dos moradores. Um espelho antiembaçante, por exemplo, pode oferecer muito conforto e praticidade para quem quer fazer a barba logo após ou mesmo durante o banho. Assim como a iluminação principal e aquela ligada ao espelho.

Dentro do box, são cada vez mais utilizados os nichos para acolher xampus, cremes de diferentes tipos, sabonete, esponjas e todo o arsenal do banho moderno. São práticos e muito charmosos. Armários ou outros espaços para guardar itens de higiene pessoal são importantes e merecem muita atenção na hora da escolha, seja pela adequação do tamanho ou pelo aspecto estético.

Esse assunto não se esgota facilmente, trouxemos aqui apenas algumas ideias principais e voltaremos a falar a respeito, mas como sempre, a dica fundamental é deixar sua personalidade aparecer na hora de definir a decoração de seu apartamento. Se você tem receio, contar com um profissional da área certamente vai ajudar.

Mãos à obra!