contato@dellambiente.com.br

Decoração de apartamento pequeno – Pense grande

Decoração de apartamento pequeno – Pense grande

|17 de julho de 2019 | Decoração, Dicas

Decoração de apartamento pequeno! Truques e arte transformam seu espaço; porque você é do tamanho dos seus sonhos.

Por Ricardo Roca

Nos últimos anos, no mundo todo, por motivos diferentes, vem crescendo a demanda por imóveis mais compactos e, assim, saber investir na decoração de apartamento pequeno passou a ser fundamental. A tendência não é exatamente nova, como mostra esse vídeo de três anos atrás sobre a preferência por apartamentos pequenos, mas se intensificou muito (você vai se surpreender!) de algum tempo pra cá, com os espaços diminuindo cada vez mais; conheça os menores apartamentos do mundo. Matéria do portal Globo.com aponta o crescimento dessa fatia de mercado, com os apartamentos compactos alcançando metade dos lançamentos do mercado imobiliário de São Paulo.

As mudanças demográficas, com o aumento do número de pessoas que moram sozinhas; urbanas, com a questão da mobilidade tomando um tempo cada vez maior das pessoas em seus deslocamentos casa-trabalho-casa; e tecnológicas, com o acesso à informação em tempo real, os dispositivos móveis e aplicativos de comunicação aproximando as pessoas, contribuem para esse perfil de moradia. Mesmo sozinho, ninguém está condenado à solidão, já que tem, por exemplo, os amigos “na palma da mão”.

São muitos os aspectos que compõem a vida em um imóvel com dimensões pequenas e que dependem de planejamento para um perfeito (ou um razoável, que seja) funcionamento: armazenamento de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal; preparo da comida, realização das refeições, descarte do lixo; decoração, funcionamento de som, computador, televisão, sinal de internet; organização dos espaços para guardar as roupas pessoais, de cama e de banho, livros, documentos e objetos pessoais; circulação das pessoas, distribuição dos espaços, privacidade… e mais uma infinidade de detalhes para cuidar.

Assim, algumas questões se colocam: como resolver todas as demandas da vida moderna com espaços cada vez menores? Como deve ser a decoração de um apartamento pequeno?

Truques de decoração

Num primeiro olhar, pode parecer que não é possível, mas a decoração de apartamento pequeno, quando bem planejada e executada, consegue conciliar funcionalidade e qualidade estética. Para tanto, levantamos alguns truques bem interessantes para te inspirar.

Uma das estratégias mais utilizadas é a utilização de móveis feitos sob medida. Mesmo que pareça cara e demande um investimento maior em um primeiro momento, há que se considerar que esses móveis vão durar bons anos e oferecer o conforto e a praticidade que você merece. Embutidos, disfarçados até, permitem “esconder” a cama ou a mesa de jantar, por exemplo; exatamente como mostram alguns dos vídeos que indicamos no começo desse texto.

Outras duas escolhas bastante simples, mas com bom resultado na decoração de apartamentos pequenos são os espelhos na parede, que geram o efeito de “duplicar” a profundidade do ambiente, e as cores claras, que transmitem uma sensação de amplitude; é comum que sejam utilizadas em paredes e nos móveis maiores, como os armários, por exemplo. A sacada aqui é mesclar esse predomínio do branco e/ou das cores claras com cores mais fortes em almofadas e objetos menores, gerando um contraste interessante.

Na decoração de apartamento pequeno, cada centímetro precisa ser aproveitado, o que nos leva às camas beliches, às prateleiras e nichos no Box do banheiro e às prateleiras altas e ganchos nas paredes da cozinha. O conceito por trás dessas propostas é o de utilização vertical de espaços que normalmente não são aproveitados.

No caso de um projeto mais sofisticado, o que, obviamente, pressupõe um orçamento um tanto maior, um conceito que tem sido utilizado é o de paredes móveis.

Com um moderno sistema de “paredes de correr”, funcionam “escondendo” ou isolando espaços e cômodos de acordo com a conveniência dos moradores.

Também quando se trata da decoração de apartamento pequeno, é impossível deixar de falar dos móveis multiusos, como racks que servem como assento; sofás e poltronas que viram cama; escadas e/ou camas com gavetas; estantes que servem como divisor de ambientes e criados-mudos ‘inteligentes’, que se transformam em peças de apoio ou até mesmo em mesa de jantar.

No arsenal de pequenas soluções que auxiliam no aproveitamento do espaço também constam o fogão cooktop, que tem o tamanho de uma bandeja e a TV giratória que ajuda na praticidade, permitindo que você não perca nada do que estiver assistindo de diferentes pontos da casa.

Portas de correr, mesas e gavetas dobráveis, que você pode encaixar em pequenos vãos quando não estiverem sendo utilizadas, armários em linha reta e sem puxadores aparentes, utilização de clarabóias ou janelas com a entrada de luz natural, são muitas as possibilidades para a ‘ampliação’ do seu espaço.

Imaginação sem limites

Para além dos truques ensinados por decoradores e arquitetos, há outro aspecto de que gosto muito, a imaginação. Nesse sentido, a arte, na forma de literatura, música, cinema, pintura e muitas outras linguagens, é nossa maior aliada.

Se você lê Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, viaja para a Colômbia do século XIX; Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes nos guia por diferentes regiões da Espanha; assistindo ao O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, conhecemos um pouco da máfia e transitamos entre a vida nos EUA e na Itália; com 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrik, nosso destino se modifica entre o passado e futuro, entre o céu e a Terra. Beatles nos leva para onde quisermos e Bob Marley nos transporta para uma ilha do Caribe. É possível projetar quadros famosos na televisão, pesquisar, conversar a respeito, tentar entender melhor cada obra e artista, e por aí vamos…

Dá pra compartilhar a ‘brincadeira’ com os amigos, quem sabe preparar uma noite temática, com comidas e bebidas típicas do ambiente retratado no livro ou no filme, nas músicas ou imagens. Nessa hora, me lembro de uma frase de Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”. Cabe lembrar, já que nessa edição estamos falando de espaço, que hoje em dia, um pen drive armazena milhares de músicas, centenas de filmes e milhões de imagens, assim como um e-reader carrega milhares de livros.

Sem sair de casa, ampliamos nosso espaço, nossa compreensão de mundo, fazemos planos para a vida, podemos nos inspirar até mesmo para mudanças na decoração. E não é pra isso mesmo que a gente trabalha e vive?

Interrompo agora porque Nina Simone está me convidando para uma viagem pelo Mississipi!

Até o próximo mês.

Compartilhe esse post: