contato@dellambiente.com.br

Como decorar um quarto infantil unissex?

Como decorar um quarto infantil unissex?

|17 de julho de 2019 | Decoração, Dicas, Infantil

Com algumas dicas se torna muito fácil você decorar um quarto infantil unissex.

Por Tamires Críscio

Atualmente está surgindo uma nova tendência para a decoração de quartos infantis. O uso do azul para meninos e do rosa para meninas está cada vez mais se modificando, e muitos pais estão escolhendo opções mais genéricas para decorar o quarto das crianças.

Talvez o quarto seja compartilhado tanto por meninas, como por meninos, mas uma coisa é certa, é possível fazer uma decoração de quarto infantil unissex sem nenhuma perda, agradando a todos. As escolhas, nesse caso, devem ser pensadas mais amplamente, realmente fora da “caixa”, buscando por alternativas criativas e inteligentes. Pode dar mais trabalho, mas os resultados ficam super interessantes.

Quarto infantil para diferentes idades

O primeiro passo para criar um quarto infantil unissex é definir a idade das crianças:

Bebês de Berço

Para crianças pequenas e de colo, o primeiro quarto vai ter que ter um berço. Além disso, cômodas e armários, uma cadeira de amamentação e um trocador com área para banheirinha. Depois desses itens básicos, o resto é decoração.

Nesse quesito podem entrar as cores amarelas e verdes em tons pastéis, até mesmo um cinza clarinho fica interessante nas paredes. O que vai deixar o quarto com toques especiais são os objetos de decoração, e aí, quanto mais colorido melhor.

Primeira caminha

Quando a criança começa a crescer, é preciso trocar o berço pela caminha, para isso é necessário optar ou por uma cama intermediária que ainda é menor que a cama de solteiro, ou já por uma cama de solteiro que vai durar até a adolescência. Isso é uma escolha dos pais.

As camas menores têm diversos atrativos, pois geralmente são parte da decoração. Elas podem apresentar diferentes moldes, o que as deixam super charmosas. Hoje em dia, com a grande oferta de MDFs é possível criar camas nos mais variados modelos, uma ideia unissex é em formato de animais ou de nuvem. Nesse quarto, a criança já tem mais escolhas, pois a sua personalidade está se formando.

Além disso, ele tem que receber todos os seus brinquedos e apresentar áreas de lazer.

Nele é possível colocar caixas, uma mesinha, uma lousa ou outros brinquedos que o seu filho ou filha preferir. Como a criança já começa a entrar no processo de alfabetização, você pode colocar letras do alfabeto e números nas paredes. Além disso, é nessa hora que entra o valor das artes, por isso a mesinha tem que estar equipada com vários lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tintas guache, papéis em branco e com desenhos impressos.

Quarto montessoriano

Esse tipo de quarto é também uma filosofia de educação, já que visa a um ambiente todo preparado para o desenvolvimento do bebê e das crianças.

Nele tudo está ao alcance delas, com uma cama no chão e todos os outros objetos também no chão ou na altura de alcance fácil para elas.

Nesse tipo de quarto é essencial apresentar alguns elementos, entre eles: o espelho, para que a criança consiga se reconhecer, uma barra fixa, para ajudar a criança a se erguer sozinha, um tapete, para desenvolver sensações e dar um senso de espaço e um armário baixo e com poucas opções, para a criança escolher suas próprias roupas. Esse é um tipo de quarto totalmente voltado para os bebês e para as crianças e não para os adultos. Isso também é tendência e muitos estão aderindo a ela.

10 dicas para um quarto infantil unissex

Separamos algumas dicas para facilitar a decoração do quarto infantil unissex:

  1. Cores: escolha cores mais pastéis, pois elas deixam as crianças mais calmas. Evite cores vibrantes. Além disso, aposte no amarelo, no verde, no laranja, no roxo e no cinza para fugir do azul e do rosa.
  2. Iluminação: garanta uma boa iluminação para o quarto. Você também pode usar lâmpadas coloridas para diversos fins da cromoterapia, visando também ao bem-estar do seu filho/a.
  3. Crie um lugar especial: o quarto infantil é o primeiro espaço das crianças no mundo, por isso ele deve ser muito especial e estimular o seu desenvolvimento e a sua criatividade, quanto mais objetos para isso, melhor. Compre livros e brinquedos estimulantes.
  4. Texturize: Outra coisa é também colocar diferentes texturas, para estimular as sensações através de tapetes, de almofadas e também de aplicações nas paredes.
  5. Tudo ao alcance: lembre-se que mesmo que o quarto não seja no estilo montessoriano, ainda assim, é preciso ao máximo deixar o quarto da criança bem acessível a ela. Ela precisa conseguir se virar sozinha nele.
  6. Segurança: Esse é o quesito mais importante, o quarto precisa ser seguro, então evite objetos que possam quebrar e cortar, que são pontiagudos ou que possam ser engolidos.
  7. Não se esqueça do teto: o teto também faz parte da decoração e ele pode ser muito bem aproveitado. As opções são inúmeras, mas as mais comuns são criar um céu estrelado ou colocar móbiles estimulantes e coloridos.
  8. Adesivos de parede: isso pode ser uma solução para quem gosta de mudar a decoração com frequência, aplicando adesivos na parede é possível mudar sempre o estilo do quarto, e ir adaptando aos gostos da criança.
  9. Nichos: os nichos são estruturas bem versáteis, podem receber inúmeros objetos e deixam o quarto bem decorado e organizado.
  10. Caixas: por fim, quarto de criança precisa de caixas, são elas que vão evitar que as coisas fiquem no meio do caminho. Se você não gostar de caixas, pode colocar baús ou também uma cama box. Ainda há também os tapetes que viram sacos, ótimas opções para a criança levar os brinquedos para diferentes áreas da casa e montar seu tapete de brincar.

Outros brinquedos para quarto infantil

Quarto infantil é um espaço para além de dormir, também para a criança brincar, por isso há muitas opções de brinquedos, dentre elas:

Fonte: KidKraft Ultimate Chef’s Kitchen

  • Cama cabaninha: há vários modelos de cama cabaninha, desde as mais simples até as mais completas.
  • Estante em forma de castelo ou casinha: esse tipo de estante serve também como castelo e casinha, o que é interessante para a criança brincar com os seus bonecos e com as suas bonecas.
  • Minicozinha: essa também é possível encontrar em plástico e em madeira.
  • Piscina de bolinhas:  há piscinas de vários tamanhos, desde as mais pequenas até as maiores.
  • Toca barraca com túnel: esse brinquedo é superdivertido e estimulante e uma ótima opção para brincar com um ou mais irmãozinho/amiguinho.
  • Escorregador: colocar um escorregador na saída da cama ou ainda à parte.

Esses brinquedos exigem espaço, por isso pense bem na organização do quarto infantil. Evite exageros e pense nos brinquedos que as crianças mais preferem em cada faixa etária, você pode ir atualizando ano a ano.

Outras ideias para quarto infantil

Além das 10 dicas básicas para decorar um quarto infantil, há também muitas outras ideias interessantes, entre elas:

  • Use bem os cantos: se o quarto infantil apresentar muitos cantos, você pode aproveitar para criar um cantinho de leitura.
  • Use os ares: se criança já é grande, você pode usar os ares, colocando uma cama no alto e usando escadas.
  • Parede para pintar: você pode pintar uma parede com tintas especiais para desenhos tanto em giz como em canetinhas.
  • Espaço atrás da porta aproveitado um divisor com bolsos de pendurar: não deixe de usar a porta da criança para também colocar brinquedos.
  • Chão: o chão é o principal local que a criança gosta de brincar, por isso ele precisa estar disponível, deixe um espaço aberto com tapetes ou EVA colorido.
  • Painel de tranqueiras: crie também um painel de tranqueiras, onde a criança pode colocar todas aquelas miudezas que tendem a ficar jogadas e espalhadas pelo quarto.

Quarto infantil = Ambiente Colorido e de Brincadeira

Portanto, se você quiser criar um quarto infantil unissex, você vai precisar usar e abusar das cores, criando assim um ambiente bem colorido, com pinturas e objetos alegres e cheios de vida. O quarto tem que ser um ambiente divertido. Para ser unissex fuja dos estereótipos: carros para meninos e bonecas para meninas.

Em adição, esse ambiente tem que ser um espaço para o desenvolvimento intelectual da criança, onde tudo passa a ser um estímulo. A criança deve poder literalmente pintar o 7 lá.