contato@dellambiente.com.br

Como aproveitar ao máximo as técnicas de decoração com espelhos

Como aproveitar ao máximo as técnicas de decoração com espelhos

|17 de julho de 2019 | Decoração

Decoradores sabem que a decoração com espelhos pode ser uma das ferramentas mais versáteis para transformar um ambiente. Aprenda você também como usar essas técnicas!

Por Gabriel Cardoso

Você tem uma sala escura, um cômodo que é pequeno demais ou um ambiente que não tem um elemento central? Todos esses pequenos problemas podem ser facilmente disfarçados usando algumas das técnicas de decoração com espelhos que vamos apresentar nesta matéria. Então, se você quer melhorar o estilo do seu ambiente ou recuperar a luz natural de um canto escuro da casa, essa matéria foi feita para você!

Amplie pequenos espaços!

Uma das técnicas mais clássicas na decoração com espelhos é o uso de grandes espelhos para ampliar os pequenos espaços da casa. Essa técnica pode ser aplicada facilmente em qualquer ambiente pequeno, porém, ela se destaca em cômodos ou espaços que recebem pouca mobília, como os “halls” de entrada, corredores e lavabos.

Em um hall de entrada, é uma ótima saída usar um espelho “oversized”. Esse grande espelho, além de transformar a entrada do apartamento dando um ar de imponência, dobra o tamanho do cômodo passando a sensação de amplitude para o ambiente.

Para ampliar o espaço usando espelhos você não precisa apenas usar grandes e caras peças. Decorar um cômodo com espelhos de pequeno e médio porte também podem ajudar a realçar consideravelmente o espaço de um lavabo ou de uma cozinha pequena.

Mais luz, por favor!

Ter um cômodo claro é o ideal para todos e, inclusive, pesquisas recentes apontam malefícios de se estar por longos períodos de tempo em um cômodo à meia-luz e as vantagens de um ambiente iluminado naturalmente. Então, caso seus cômodos não recebam uma boa quantidade de luz natural, planejar um jogo de espelhos que valorizem a iluminação do ambiente pode ser uma ótima solução.

Para essa aplicação, o ideal é que se use grandes espelhos decorativos com um planejamento de posicionamento de acordo com as entradas de luz natural. Quando o jogo de espelhos é bem feito, é possível aumentar consideravelmente a luz natural em cantos escuros da casa.

Decoração com espelhos-janela!

Uma moda que vem sendo usada para aumentar a sensação de naturalidade da luz refletida pelos espelhos de dentro de casa são os espelhos-janela. Esses objetos de decoração buscam mimetizar uma janela real. Esta técnica mistura alguns conceitos diferentes, para trazer uma peça de decoração única e útil, e que se for feita corretamente pode trazer a vida para um corredor dominado pela penumbra.

A variedade de estilos de janela que podem ser misturados com essa técnica é ilimitada, dependendo exclusivamente da sua criatividade na decoração da sua casa e da habilidade do decorador!

Seja o centro das atenções!

Todo ambiente necessita de um elemento central para compor sua decoração. Usar a decoração com espelhos para criar um objeto de foco é uma ótima saída. Desta forma, é possível ter um gasto um pouco menor do que adquirindo um móvel que sirva como centro do projeto de decoração.

A decoração com espelhos pode trazer verdadeiras obras de arte para a decoração da sua sala, com grandes e intrincados “designs” que valorizam a decoração do ambiente.Entretanto, para usar espelhos como ponto central da decoração de uma sala, você não precisa se limitar a usar os espelhos mais caros. Basta procurar por um espelho diferenciado, que chame atenção com uma bela moldura e que combine com seu ambiente.

Mobília espelhada

Uma nova tendência do mercado são os móveis espelhados. Perfeitos para ter um objeto de decoração com espelhos que sejam modernos, despojados e tragam um destaque pelo brilho oferecido ao cômodo. Itens como esse, mesmo dando uma cara diferenciada para o cômodo, precisam ser tão planejados quanto com um jogo de espelhos comum para evitar incômodos com raios de sol mal refletidos.

Caso tenha gostado do conceito dos móveis espelhados, é interessante que você consulte uma especialista em decoração para inserir um desses itens na sua casa sem que se tornem um incômodo.

Áreas Externas também podem ter espelhos!

A decoração com espelhos não precisa se limitar às áreas internas. Você pode planejar seus espelhos para redirecionar a iluminação da área externa para pontos-chave da casa. Caso você deseje colocar espelhos na parte externa da sua casa, optar por opções de espelhos produzidos com materiais de melhor qualidade e mais resistentes é uma necessidade.

Gostou das ideias para decorar sua casa com espelhos? Assine nosso serviço de “push” para receber mais dicas e notícias sobre arquitetura e decoração!

Compartilhe esse post: