contato@dellambiente.com.br

Afinal, o que é “Design de Interiores”? Descubra como um profissional dessa área pode ajudar você

Afinal, o que é “Design de Interiores”? Descubra como um profissional dessa área pode ajudar você

|17 de julho de 2019 | Design de Interiores

Como um bom projeto de design de interiores pode fazer toda a diferença na sua obra e no seu bolso.

Por Ricardo Roca

O termo design de interiores ainda é novo no Brasil, já que só foi oficializado no final dos anos 90, com o Ministério da Educação definindo a área de atuação do profissional desse segmento; no entanto, desde sempre as pessoas buscaram criar ambientes mais bonitos e funcionais em suas casas, locais de trabalho e outros espaços de convivência, contando apenas com o “bom gosto”, sem as informações adequadas e os conhecimentos necessários para exercer a função.

Mas afinal, você sabe quais são as funções do profissional dessa área?

O ditado diz que “quem casa, quer casa”, mas os hábitos mudaram, a sociedade se sofisticou, o mundo evoluiu e não é mais só quem casa que quer casa; jovens que vão morar sozinhos, casais que se separam, executivos transferidos de cidade ou trabalhando em regime de home office, uma infinidade de pessoas, nos mais variados formatos familiares, quer casa. E não qualquer casa, mas algo personalizado, charmoso, prático, confortável e funcional.

O tema entrou de vez na pauta do brasileiro, que se apaixonou pelo assunto; o mercado percebeu a demanda por informações, produtos e serviços relativos ao design de interiores e surgiram revistas segmentadas, como a Casa Vogue, a Casa e Jardim e a própria Dell Ambiente, lojas especializadas e uma série de reality shows sobre o tema, como o Decora, o Extreme Makeover: Home Edition, o Design Star e muitos outros.

Para entendermos melhor, o design de interiores pode ser visto como uma evolução do conceito de decoração. Evolução técnica e estética, uma vez que além de novos materiais e equipamentos, novas possibilidades e soluções, os hábitos e necessidades das pessoas também se modificaram, e continuam se modificando.

A atividade do decorador é voltada para a escolha dos móveis e a definição dos objetos decorativos do ambiente, tais como cortinas e tapetes, vasos, luminárias, mesas e cadeiras, dentro de uma combinação de cores sugerida pelo cliente; as alterações do ambiente, nesse caso, são mais superficiais. Já o designer de interiores, além do curso de graduação, em que vai obter formação e informação sobre arquitetura, moda, engenharia e artes, dentre outras disciplinas, terá que se habilitar pela ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) para atuar no mercado.

Desta forma, o designer pode, além das funções do decorador, envolver-se em projetos maiores, estruturais. A abertura ou fechamento de um espaço ou cômodo, modificações no sistema de iluminação ou revestimento, a troca de pisos, a utilização de gesso ou de outros materiais e o desenvolvimento de móveis específicos para as necessidades ou possibilidades do cliente são algumas das atribuições e responsabilidades desse profissional na construção de soluções diferenciadas.

O que um designer de interiores pode fazer por você?

Certamente você tem algumas ideias sobre o que quer para montar ou reformar sua casa ou escritório, sabe mais ou menos as cores e o tipo de material que quer utilizar, pesquisou em revistas e conversou com alguns amigos que têm “bom gosto”, cujas casas ou escritório você admira; mas será que isso é o suficiente para abrir mão do trabalho de um profissional especializado?

Organizar os espaços e estabelecer relações entre o estético e o funcional exige mais que “alguma informação” sobre o tema. A elaboração de um projeto a partir da utilização de softwares próprios para essa tarefa é o primeiro passo e, para tanto, são necessários outros conhecimentos, inclusive no que diz respeito ao andamento da obra, por meio do desenvolvimento de um cronograma, com prazos bem definidos; a elaboração de um orçamento que norteie os gastos e principalmente, cuidando daquela que é a tarefa mais assustadora em qualquer obra, o gerenciamento da mão de obra. Mesmo uma obra pequena exige o trabalho de pedreiros, marceneiros, pintores, eletricistas, gesseiros e vários outros especialistas.

Somente esse gerenciamento já seria importante e justificaria a contratação desse profissional para sua obra, mas os benefícios de contar com um designer de interiores são maiores quando pensamos que ele vai atuar observando aspectos como ergonomia, tamanho e proporção, tipos de materiais, paleta de cores e muitos outros já mencionados.

Uma preocupação comum e equivocada é imaginar que ao contratar esse profissional sua casa vai ficar bonita, parecendo com aquelas “de revista”, mas sem vida, sem retratar sua personalidade. Vale esclarecer que ele não tira as ideias de sua imaginação: todo projeto começa com um briefing, que é um documento elaborado a partir das orientações e especificações que o cliente faz, informando o que gosta e o que não gosta, o que é obrigatório e o que é “proibido”, suas referências, costumes, preferências, definindo a verba disponível, negociando os prazos desejados, sempre considerando cada integrante envolvido no projeto, seja no caso de uma família ou de uma empresa.

Tudo isso enquanto a obra ainda nem começou; quando tem início, é fundamental que seja feito um gerenciamento bem feito, com a escolha dos fornecedores e da mão de obra especializada, o levantamento de preços, escolha de amostras que serão apresentadas ao cliente antes da execução do serviço, as visitas ao local da obra, o controle do cronograma e do orçamento, as idas às lojas de móveis e decoração, a gestão dos imprevistos e a finalização do projeto.

Essa etapa exige capacidade de coordenação para sincronizar os trabalhos de maneira que uma atividade não gere impactos negativos nas outras, e sensibilidade para a gestão das pessoas, uma vez que serão muitos os profissionais envolvidos com a obra.

Agora que você já conhece um pouco da rotina de trabalho de um designer de interiores, resta saber apenas que o desafio que um bom profissional dessa área coloca a si mesmo é o de harmonizar e gerar a melhor interação possível entre as pessoas e seus espaços, seja de moradia, de trabalho ou convivência. Ao contratar esse profissional, tenha certeza de que, apesar de não morar ou trabalhar no local, ele vai ficar tão orgulhoso ou mais que você com o resultado final. Bons trabalhos geram um bom portfólio; aliás, essa é a última dica: antes de qualquer coisa, peça pra ver os trabalhos já realizados pelo profissional.

Boa obra!

Compartilhe esse post: