contato@dellambiente.com.br

O segredo dos arquitetos para organizar apartamentos sem gastar muito

O segredo dos arquitetos para organizar apartamentos sem gastar muito

|12 de julho de 2019 | Dicas

Remodelar ou reformar um apartamento é sempre um projeto que mistura muitas expectativas.

E também algumas apreensões – a maior delas, certamente, é como encaixar tantos desejos no melhor (menor) orçamento possível. Mas, com boas ideias que vem da experiência dos arquitetos, é possível investir menos e ter ambientes renovados e bonitos! Vamos falar de algumas.

Antes de começar: não tenha pressa!

A pressa é inimiga da economia e um projeto de reforma, obra ou apenas uma remodelação de um apartamento pode ser planejada com antecedência e executada sem correria.

Com tempo para cada etapa, conseguimos avaliar mais opções e escolher a melhor, que normalmente também é a de menor custo. Portanto, gaste muito o seu tempo para ter os melhores resultados!

Mais calma no planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a base para as demais etapas do projeto e merece uma atenção especial – e muito tempo gasto também. Preveja com rigor cada item de custo do seu projeto e procure pelo menos três lugares para a comparação de preços. Assim você terá uma base de dados para fazer as melhores compras.

Frequente brechós e antiquários

Independente do seu estilo – retrô, moderno, tradicional, descolado – as idas as brechós de artigos de casa e antiquários são ótimas oportunidades para escavar e encontrar peças incríveis e que combinam com aquele cantinho de leitura ou um espaço na varanda que você já está planejando.

Além de serem espaços físicos ou online onde a criatividade da oferta não têm limites, os preços são mais em conta, sem contar a exclusividade dos itens – o que vai fazer sucesso com as visitas.

Outro setor que tem muitas peças de alta qualidade para decorar seu apartamento são os móveis de demolição, de madeiras nobres e que se transformam em belas peças rústicas.

Uma dica especial: olhe todo o espaço da loja uma ou mais vezes antes de decidir por algo, para evitar as compras por impulsos ou excessos que depois não têm espaço no apartamento.

Aposte nos móveis multifuncionais

Nada melhor para o aproveitamento de espaços do que móveis que cumprem mais de uma função e ainda assim são bonitos e elegantes – bem longe da falta de estilo dos tradicionais sofás-camas – e podem ocupar o espaço de dois.

Um sofá que vira beliche, a mesa de centro que se transforma em escrivaninha, as clássicas mesas de jantar retráteis e as bases de escada que servem de espaço para nichos ou gavetas. Essas são apenas algumas das opções em um mundo de ideias para casa que parece não ter limites para a criatividade.

A dica aqui é pesquisar bastante na internet e também conhecer as ideias nas grandes lojas de móveis e novidades para casa.

Valorize a iluminação natural dos seus espaços

A iluminação é um item fundamental para a qualidade da decoração de um apartamento, que na maioria das vezes é composto de ambientes pequenos.

O ponto de partida é o mais belo e grátis: aproveite ao máximo a iluminação natural nos seus ambientes, permitindo a passagem sem barreiras e criando a mentalidade de não usar a luz artificial de dia.

Assim, você vai criar espaços luminosos e reduzir muito o consumo de energia. Para períodos sem luz natural, invista em lâmpadas LED que são 80% mais econômicas e duram muito mais.

Pintura e papeis de parede decoram e economizam

É possível usar a pintura em algumas paredes de ambientes como a cozinha, o banheiro e a área de serviço – existem tintas resistentes a umidade e calor desses ambientes.

Dessa forma, você economiza com revestimentos e dá um toque de modernidade. Outra opção, de uso mais amplo, são os papeis de parede, que podem ser decorativos e dispensar objetos e quadros no local.

Não compre materiais em um só lugar

Se você vai fazer uma pequena reforma ou uma grande obra, o mais cômodo é fazer orçamentos com várias lojas de materiais de construção e fechar com uma delas. Uma das grandes vantagens é o frete consolidado – uma entrega para tudo – e a facilidade de controle.

Porém, as grandes lojas dificilmente têm preços atraentes em todos os itens – as mais focadas em material de alvenaria, acabamento e pintura têm preços mais altos para revestimentos e louças.

Portanto, exceto se uma loja oferecer um desconto muito especial pela lista toda, o ideal é distribuir a compra pelo melhor preço de cada loja em determinados itens. Pode dar mais trabalho para administrar, mas a economia vai compensar.

Invista em materiais de qualidade

Olhando esse título, logo pensamos que o resultado vai ser mais caro, quando pode ser o oposto tanto no presente quanto a longo prazo.

A qualidade do material vai garantir uma maior vida útil, o que é positivo tanto para morar quanto para valorizar o imóvel em uma futura venda. E o setor de materiais para construção é altamente competitivo e você pode conseguir ótimos preços – descentralizando as compras, como falamos na dica anterior.

Gostou deste artigo?

Temos mais conteúdo de qualidade em nosso blog.

Venha conhecer nossos projetos de móveis planejados e mais serviços que tornam a sua casa ou seu escritório um lugar ainda mais confortável e mais bonito.

Marque uma conversa sem compromisso e veja o nosso trabalho!

Compartilhe esse post: