contato@dellambiente.com.br

Não compre o projeto de móveis do seu apartamento sem ver isso antes

Não compre o projeto de móveis do seu apartamento sem ver isso antes

|12 de julho de 2019 | Dicas, Móveis Planejados

Comprar um projeto de móveis planejados para um ou mais espaços de um apartamento é um desejo para muitas pessoas e um processo extremamente prazeroso, não é mesmo?

Começar a namorar ambientes prontos; sonhar com um quarto especial para o filho que está chegando ou o escritório para enfim trabalhar em casa; imaginar como cada espaço será ocupado por peças de qualidade e beleza e ter a sensação de possuir ambientes únicos, com a personalidade e estilo dos moradores.

A funcionalidade nos móveis planejados não deixa o encanto da relação acabar

Porém, depois de meses de pequenas decisões de formatos, composições, materiais e cores e vendo os resultados surgirem na imaginação, após a tão aguardada montagem, começa a realidade: o dia a dia de uso dos móveis.

E aí podem surgir os desconfortos que a prancheta não previu:

  • Distâncias e alturas grandes demais ou pequenas demais;
  • Locais com iluminação deficiente ou excessiva;
  • Concentração de peso em locais de difícil acesso para muitas pessoas;
  • Áreas de riscos para crianças e animais.

E o encanto do casamento pode acabar aos poucos, nos desconfortos e dores pelo uso de móveis mal dimensionados.

A ergonomia deve andar junto com a beleza e o design!

Ambientes feitos especialmente para você e sua família não combinam com esses problemas, certo? Pois ficou faltando uma palavra junto de qualidade e beleza no começo desse artigo: funcionalidade.

Ela deve estar presente durante todo o trabalho do profissional de móveis planejados, através da ergonomia – o estudo do uso saudável de móveis, ferramentas e equipamentos a partir das características e limitações físicas de cada pessoa.

Como cliente, não se preocupe em entender de ergonomia; o profissional de móveis planejados usará em cada definição de espaço, iluminação, posição, altura e profundidade do projeto. Afinal, a beleza será alcançada nas escolhas do projeto, mas o bem estar é o que vai falar mais alto no seu dia a dia.

Uma conversa com o profissional é o ponto de partida!

Todo projeto de móveis planejados começa com uma conversa com o profissional, onde ele vai entender, em detalhes, as características físicas, estilo de vida e planos do cliente.

Tudo deve ser considerado: altura, peso, força física, limitações de locomoção e movimentos de cada pessoa; se há crianças e animais; a oferta de luz em cada ambiente e os objetivos – por exemplo, trabalhar ou apenas usar eventualmente um escritório.

Dessa forma, ele poderá projetar móveis que casem com as possibilidades de quem vai usá-los, eliminando ao máximo os riscos de mau uso e combinando com a beleza e do design.

Quer falar das suas muitas e boas ideias para investir em móveis planejados na sua casa? Clique aqui e agende uma reunião sem compromisso!

6 cuidados com móveis planejados e qualidade de vida

Muitas vezes, nos passeios por lojas de móveis planejados, nos encantamos por belos projetos e não percebemos as armadilhas de uso que podem estar neles.

Algumas dicas ajudam a exercitar o olhar para o momento de conversar com o profissional sobre o seu projeto.

1 – A altura dos móveis é um ponto fundamental

A altura dos móveis planejados nos diversos ambientes – cozinha, banheiro, quartos, escritório – é o primeiro cuidado que devemos ter. Afinal, estando sentado ou de pé, é a altura que vai mais influenciar o uso que você e sua família vai fazer dos diferentes móveis.

Aqui falamos das bancadas, mesas de jantar e escritório e principalmente dos armários de cozinha, quartos e escritório – por exemplo não criar dificuldades de acesso a prateleiras altas para pessoas com limitações ou que não gostam de usar escadas.

2 – Atenção com os espaços de circulação necessários

Os imóveis estão cada vez menores, na grande maioria, e por isso devemos ter atenção com o espaço que ficará disponível para circular após instalar os móveis planejados, principalmente no caso de pessoas obesas e com dificuldades de locomoção.

Nada pode ser mais frustrante que uma bela cozinha onde uma pessoa em cadeira de rodas não consiga entrar sem bater nos armários ou na bancada.

E um espaço pouco lembrado é o vão livre entre bancadas, armários inferiores de cozinha e banheiros e o piso, para permitir que os pés encaixem embaixo, evitando problemas sérios de postura.

3 – As distâncias vão impactar no conforto visual e auditivo

Um sala de vídeo é o sonho de toda pessoa, pensando num espaço onde ela pode se reunir com a família e os amigos e ter ótimos momentos de diversão, mas pode se tornar um pesadelo se for mal dimensionada.

A distância do sofá para as saídas de áudio e de vídeo deve ser calculada para evitar cansaço visual ou auditivo, mesmo em volumes baixos.

4 – A iluminação faz toda a diferença na qualidade de uso dos ambientes

Ao analisar o projeto de móveis planejados, o profissional vai entender a incidência de luz natural ao longo do dia e o sistema de iluminação artificial para definir a localização de aparelhos – como a TV – e dar dicas de como amenizar ou intensificar a iluminação natural para evitar o cansaço visual em ambientes muito claros ou muito escuros.

Um cuidado especial deve estar no escritório, onde passamos muito tempo lendo e escrevendo e a iluminação fará toda a diferença até mesmo na posição dos móveis.

 

O profissional também vai querer conhecer a personalidade de quem vai usar os móveis planejados? Veja aqui porque isso influencia tanto as escolhas!

 

5 – Cuidados especiais com crianças e animais

Sua casa tem crianças e animais? Alguns pontos do projeto de móveis precisam considerar isso. A segurança é o maior deles.

A posição e altura do forno e do fogão; o que será guardado nas prateleiras mais baixas, o acabamento dos cantos de móveis, uso de cadeiras altas e leves. Enfim, são muitos os cuidados para ter um ótimo ambiente sem riscos para os pequenos.

 

6 – Definir os espaços internos para usar com eficiência e segurança

Este item está relacionado a armários de cozinha, banheiros e áreas de serviço. É preciso definir bem os espaços a partir do que as pessoas usam e o que deve ficar nas prateleiras superiores e nas inferiores.

Essa definição fará toda a diferença na produtividade e na saúde da coluna. É possível, por exemplo, colocar volumes pesados em módulos altos, desde que haja pessoa fisicamente capaz de pegá-los. Por outro lado, muitas peças pequenas em módulos inferiores ficarão fáceis para crianças brincarem.

Como podemos ver, ter móveis planejados com qualidade, beleza, funcionalidade e cuidado com a saúde de todos é um projeto complexo, que deve ser feito com um profissional qualificado e atento ao bem estar, acima de tudo.

 

Gostou deste artigo?

Temos mais conteúdo de qualidade em nosso blog.

Venha conhecer nossos projetos de móveis planejados e mais serviços que tornam a sua casa ou seu escritório um lugar ainda mais confortável e mais bonito.

Marque uma conversa sem compromisso e veja o nosso trabalho!

Compartilhe esse post: