contato@dellambiente.com.br

Quartos decorados: um mundo de possibilidade e oportunidades

Quartos decorados: um mundo de possibilidade e oportunidades

|17 de julho de 2019 | Decoração, Design de Interiores

Confira o nosso guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre quartos decorados.

Por Tamires Criscio

Os quar­tos dec­o­ra­dos são ambi­entes que pre­cisam, prin­ci­pal­mente, serem con­fortáveis, pois é onde que o des­can­so acon­tece.

A dec­o­ração de um quar­to deve garan­tir esse con­for­to e há diver­sos ele­men­tos úteis, os quais vamos citar ao lon­go do arti­go.

O esti­lo dos quar­tos dec­o­ra­dos pode ser bem vari­a­do e seguir a prefer­ên­cia da pes­soa que vai o uti­lizar com fre­quên­cia.

Vamos dar algu­mas dicas para que você con­si­ga dec­o­rar quar­tos, priv­i­le­gian­do o máx­i­mo de con­for­to, com cria­tivi­dade e per­son­al­i­dade.

Tipos de quartos decorados

  1. O que são os quartos decorados?

Os quar­tos dec­o­ra­dos são ambi­entes que vão apre­sen­tar uma dec­o­ração em um esti­lo especí­fi­co.

Ess­es quar­tos vão ter ele­men­tos que se com­bi­nam e cri­am uma iden­ti­dade úni­ca que é fácil de ser perce­bi­da através da com­posição dos obje­tos.

  1. Quartos decorados para bebês

Os quar­tos dec­o­ra­dos para bebês são mais fáceis por não pre­cis­arem de tan­tos obje­tos dec­o­ra­tivos, ape­nas os móveis essen­ci­ais, tais como berço, cômo­da, tro­cador de bebê e cadeira de ama­men­tação.

  1. Quartos decorados para crianças

Os quar­tos para cri­anças dev­erão apre­sen­tar dec­o­ração que estim­ule o desen­volvi­men­to e o apren­diza­do, assim, todos os obje­tos devem ter uma função para a cri­ança.

  1. Quartos decorados para jovens

Os quar­tos dec­o­ra­dos para jovens devem refle­tir os gos­tos dos jovens, por isso é fun­da­men­tal que eles este­jam pre­sentes em todas as escol­has dos obje­tos de dec­o­ração. Nes­sa época, os jovens podem quer­er inve­stir em obje­tos que mostrem ain­da mais a sua iden­ti­dade e per­son­al­i­dade, por isso é váli­do cri­ar uma estru­tu­ra bási­ca e que per­mi­ta a cus­tomiza­ção.

  1. Quartos decorados para adultos

Os quar­tos dec­o­ra­dos para adul­tos devem ser refú­gios de des­can­so e aconchego, já que se con­stituem como o prin­ci­pal ambi­ente indi­vid­u­al­iza­do da mora­dia. O inves­ti­men­to em uma boa cama e tam­bém em móveis que garan­tam con­for­to e prati­ci­dade são essen­ci­ais.

  1. Quartos decorados para idosos

Os quar­tos dec­o­ra­dos para idosos pri­or­izam a segu­rança do idoso, o qual deve se sen­tir seguro o sufi­ciente para realizar as suas ativi­dades com inde­pendên­cia. Evi­tar o uso de tapetes e de dec­o­ração del­i­ca­da e que pode que­brar é impor­tante. Além dis­so, a área de cir­cu­lação deve ser priv­i­le­gia­da.

  1. O que são os quartos decorados?

Os quar­tos dec­o­ra­dos são ambi­entes que vão apre­sen­tar uma dec­o­ração em um esti­lo especí­fi­co.

Ess­es quar­tos vão ter ele­men­tos que se com­bi­nam e cri­am uma iden­ti­dade úni­ca que é fácil de ser perce­bi­da através da com­posição dos obje­tos.

  1. Quartos decorados para bebês

Os quar­tos dec­o­ra­dos para bebês são mais fáceis por não pre­cis­arem de tan­tos obje­tos dec­o­ra­tivos, ape­nas os móveis essen­ci­ais, tais como berço, cômo­da, tro­cador de bebê e cadeira de ama­men­tação.

Quais são os estilos de decoração para um quarto?

Estilo quartos decorados rústico

Móveis em tons amadeira­dos, com detal­h­es mais tra­bal­ha­dos, em acaba­men­to campestre.

Esse esti­lo de quar­to pode par­tir tam­bém para o look coun­try na dec­o­ração, pois é pos­sív­el usar o padrão xadrez, mate­ri­ais em crochê e tricô, obje­tos anti­gos de fazen­das e quadros com pais­agens de natureza.

Estilo quartos decorados minimalista

Móveis mais limpos, sem detal­h­es e em cores claras e neu­tras. Essa dec­o­ração requer uma estéti­ca com fun­cional­i­dade, na qual todos os móveis e obje­tos têm uma função e estão lá por uma razão práti­ca.

Nesse quar­to é necessário ape­nas o mín­i­mo para man­ter o ambi­ente agradáv­el. Para fazê-lo, é necessário inve­stir em poucos e em bons móveis.

Estilo quartos decorados clássico

Essa dec­o­ração tem origem nos tem­pos gre­gos e romanos e traz peças com mate­ri­ais nobres e atem­po­rais, os quais estarão sem­pre na moda.

Nesse quar­to é pos­sív­el cri­ar col­u­nas, arcos e rodapés, uti­lizar quadros com natureza mor­ta e estam­pas flo­rais. Dec­o­rar com arran­jos flo­rais, can­de­labros e livros tam­bém é clás­si­co. Por fim, pode se inve­stir em um belo lus­tre.

Estilo quartos decorados Retrô

Móveis de época, com pés mais finos e um acaba­men­to mais col­ori­do. Essa dec­o­ração retrô tam­bém é bas­tante vari­a­da e pode ir dos anos 1920 aos 1990. Ou seja, são quase 70 anos de diver­sas refer­ên­cias.

Como esse esti­lo é bem vari­a­do, é pre­ciso sele­cionar bem as peças e cri­ar com­posições inter­es­santes para que o quar­to aten­da ao esti­lo da dec­o­ração escol­hi­da.

Estilo quartos decorados Boho Chic

Esse é um esti­lo de dec­o­ração que usa os ele­men­tos da vida boêmia e cigana, mas com toques de elegân­cia e de sofisti­cação, com­bi­nan­do mate­ri­ais sim­ples com out­ros mais refi­na­dos, para cri­ar um equi­líbrio.

Esse esti­lo per­mite peças arte­sanais e col­ori­das de via­gens e tam­bém ele­men­tos mais clás­si­cos para cri­ar a sin­to­nia per­fei­ta.

Estilo quartos decorados Noir

Esse é um tipo de dec­o­ração que ain­da não é muito uti­liza­do no Brasil e essa dec­o­ração parte para os tons de pre­to, o que pode ser muito inter­es­sante para as pes­soas que têm insô­nia.

Esse esti­lo é um mix de sobriedade com con­tem­po­ranei­dade, o que deixa um resul­ta­do lin­do.  Escol­ha cores de pare­des e tam­bém móveis que vão da escala do bran­co ao pre­to.

Estilo quartos decorados Industrial

Esse esti­lo de quar­to gan­ha cada vez mais espaço, já que ele é inspi­ra­do nos galpões de fábri­c­as, nos quais as pare­des são em tijo­los aparentes e tam­bém com tubu­lações de água e de luz expostas.

Nesse esti­lo há mui­ta madeira, met­al e con­cre­to. Nele tam­bém é pos­sív­el uti­lizar os móveis em tijo­lo cin­za. O chão tam­bém pode ser em cimen­to queima­do e os espaços mais aber­tos.

Estilo quartos decorados Asiático

Esse quar­to traz alguns ele­men­tos car­ac­terís­ti­cos tais como: almo­fadas no chão, jardins de inver­no, lanter­nas de papel, bio­m­bos, tatames e teci­dos translú­ci­dos com madeira e bam­bu.

Podem ser mis­tu­ra­dos tan­to os ele­men­tos chi­ne­ses como os japone­ses e ain­da de out­ras civ­i­liza­ções asiáti­cas, o ambi­ente tam­bém reflete um min­i­mal­is­mo só que mais col­ori­do, refletindo os ele­men­tos da natureza.

Esse quar­to pode rece­ber mais vida com os aquários e as plan­tas.

Estilo quartos decorados Contemporâneo

Esse esti­lo de dec­o­ração é o que traz de mais mod­er­no e ino­vador no seg­men­to e se adap­tan­do às novas tendên­cias de dec­o­ração.

Os ele­men­tos desse quar­to trazem mate­ri­ais tec­no­logi­ca­mente avança­dos e uti­liza bas­tante tex­tu­ra e cores, como  lin­has suaves e  ele­men­tos neu­tros.

As peças são mais largas e mais baixas, com super­fí­cies com­ple­ta­mente lisas e mate­ri­ais limpos, como vidros laque­a­d­os, cimen­to, met­al, pedras pol­i­das, aço — esco­v­a­do ou inox — e madeiras mais claras.

Estilo quartos decorados Romântico

O esti­lo român­ti­co fica em tons mais pastéis e em detal­h­es mais rebus­ca­dos e bem tra­bal­ha­dos, típi­cos da época do roman­tismo, além dis­so, na cama não pode fal­tar requinte e corti­na para cri­ar um ver­dadeiro nin­ho de amor.

Como decorar um quarto?

  1. Escolha das cores das paredes:

Ini­cie o plane­ja­men­to pela escol­ha das cores do quar­to, pois as pare­des devem ser pen­sadas primeiro por serem a parte estru­tur­al e mais impor­tante.

  1. Escolha da iluminação

Em segun­do lugar, é fun­da­men­tal definir a ilu­mi­nação do quar­to para saber onde estarão posi­ciona­dos cada um dos obje­tos, de for­ma a garan­tir um dia a dia mais fun­cional e práti­co.

  1. Escolha de quadros, espelhos e prateleiras

Os quadros, os espel­hos e as prateleiras tam­bém devem ser pen­sa­dos, pois são impor­tantes para deixar o ambi­ente orga­ni­za­do e tam­bém com mais per­son­al­i­dade e iden­ti­dade.

  1. Escolha dos móveis principais

Chegou a hora de escol­her os móveis que vão com­por o quar­to: é pre­ciso uma cama, dois cri­a­dos mudos, essen­cial­mente, e aos dois é pos­sív­el ir adi­cio­nan­do out­ros móveis, tais como cômodas, pen­tead­eiras, armários, escrivan­in­has, mesin­has, cadeiras, poltronas, móveis de pé de cama dos mais vari­a­dos tipos, entre out­ros.

  1. Escolha de colchas, almofadas, tapetes e cortinas

A cama, como é geral­mente uma das partes mais impor­tantes do quar­to, deve rece­ber as prin­ci­pais refer­ên­cias de dec­o­ração. Por isso, escol­ha ess­es detal­h­es de acor­do com o esti­lo de dec­o­ração do quar­to

  1. Escolha outros objetos

Por fim, chegou a hora de escol­her os obje­tos dec­o­ra­tivos que não apre­sen­tem funções especí­fi­cas, a não ser o embeleza­men­to e a car­ac­ter­i­za­ção do ambi­ente.

Algumas dicas gerais para criar quartos decorados

  1. Colo­car uma parede com papel de parede e com­ple­men­tar com a cabe­ceira em suede.
  2. Usar cri­a­dos mudos difer­entes uns dos out­ros
  3. Colo­car sem­pre colchas, corti­nas e tapetes com­bi­nan­do
  4. Usar móveis no pé da cama, os quais podem ser aproveita­dos para diver­sas util­i­dades
  5. Tra­bal­har bem a parede na qual a cama está encosta­da, crian­do uma com­posição que vai da pon­ta da cama até o teto sobre a cama.
  6. Inve­stir em painéis difer­entes
  7. Usar o lus­tre como obje­to de coração
  8. Inve­stir em móveis com mais de uma função
  9. Inve­stir em trav­es­seiros, almo­fadas e obje­tos de cama

Pen­sar sem­pre na orga­ni­za­ção dos obje­tos pes­soais de for­ma que eles per­mi­tam cri­ar um espaço orga­ni­za­do e que trans­mi­ta tran­quil­i­dade e sossego.

Compartilhe esse post: