contato@dellambiente.com.br

Como a forma de decorar seu imóvel revela a sua personalidade

Como a forma de decorar seu imóvel revela a sua personalidade

|12 de julho de 2019 | Decoração

Nossa personalidade é representa por tudo que expressamos, possuímos e consumimos.

A forma como nos vestimos, o que comemos, nossos hábitos diários, as causas que abraçamos, os valores que defendemos e até mesmo as pessoas que permitimos estar no nosso círculo mais íntimo.

Com a decoração do lugar onde moramos, e passamos boa parte dos dias, deve acontecer a mesma coisa, não é mesmo?

Entramos na casa de um amigo e, em pouco tempo, podemos imaginar os principais traços de personalidade e comportamento dele. E esses conceitos estão muito além de achar que ele é cafona – e ele pode ser apenas uma pessoa que não gosta de modismos.

Tudo que você é pode aparecer na decoração. E isso é muito bom!

E você ainda não sabe se seu amigo é desapegado de modismos ou cafona? Certamente, tem outras pistas na decoração dele que vão ajudar.

Porque cada um de nós é um conjunto único de gostos, crenças e opiniões. As roupas, objetos de consumo, lugares preferidos, círculo social, hábitos de lazer e o que decora a residência representam essa pessoa única.

A decoração traduz muito também os sentimentos e a história da pessoa. Pode mostrar que somos mais conservadores ou modernos, extrovertidos ou discretos, que gostamos muito de festas ou somos mais reservados. Acredite, até mesmo as nossas ideias políticas – um assunto tão em moda – podem ser representadas pelo que decora a nossa casa.

E isso é muito bom!

Quando a decoração reflete a nossa personalidade, as pessoas encontram na intimidade da sua residência a mesma pessoa que conhecem fora dela, as interações sociais e afinidades ficam mais fáceis e melhores.

E você certamente se sentirá mais confiante e confortável numa casa que fala com o seu jeito de ser, onde nada é estranho ao que você realmente gosta de ter ao seu redor.

E não é só a decoração que diz muito de você!

Nós tendemos sempre a focar nos itens de decoração e mobiliário para construir em cenário que nos dê conforto porque representa o que somos. Porém, mais itens dentro de casa também devem expressar.

Para os armários de quarto e banheiro, por exemplo, é comum as pessoas investirem em beleza mas priorizar a funcionalidade porque não estão nas áreas de convívio social – salas, varanda e cozinha. Mas ocupam grandes espaços nos ambientes – e você certamente não vai gostar de ter o melhor armário de quarto se ele for escuro demais para o seu estilo ensolarado.

Os pisos e revestimentos também pesam bastante, são a embalagem e o ideal é que dialoguem com suas peças de decoração – nem sumindo e nem roubando atenção. Um bom exemplo são as famosas paredes de pátina que se tornaram uma tendência em tantas casas, mas perdem sentido se não harmonizar com as peças de decoração próximas.

Dessa forma, a decoração deve ser muito mais abrangente para criar a casa que combina com você e não apenas alguns espaços.

Os modismos podem ser uma armadilha na sua decoração!

Lembra da clássica frase de mãe você não é todo mundo? É uma grande verdade, mas por que tantas pessoas esquecem dela na hora de decorar seus ambientes?

No desejo de ter em casa a decoração de capa de revista, muitas pessoas investem no que todo mundo usa ao invés do que realmente tem a ver com a sua personalidade. O resultado pode ser muito frustrante:

  • Ter em casa peças de coração que não representam o gosto pessoal e sim uma tendência de moda – que deixa de existir na mesma velocidade com que aparece!
  • Perceber que a decoração em si saiu de moda.

Dica de mãe na hora de decorar a sua casa!

Aqui a dica é materna: invista apenas no que reflete o seu gosto pessoal e o seu jeito de ser, sem fazer concessões a modismos ou ao estilo dos outros – o que pode sair caro e causar uma grande frustração.

Móveis rústicos podem voltar com tudo, como diriam os especialistas, e são uma bela opção de decoração. Mas se você é urban e descolado(a), não fará sentido tê-los. Você rapidamente vai se cansar – e vai ver a estranheza no rosto das visitas.

Por outro lado, pequenas peças de antiquário hoje são uma tendência elegante e podem dar um toque retrô a ambientes sóbrios e captar a atenção dos amigos.

Mas cuidado: invista em itens antigos que tenham a ver com a sua história. Não coloque um gramofone na sala se você não é apaixonado por música!

Agora, se você gosta de aventurar-se por todos os estilos, esse é o seu jeito inquieto de ser. Então invista nele e faça a decoração refletir a sua personalidade!

 

Gostou deste artigo?

Temos mais conteúdo de qualidade em nosso blog.

Venha conhecer nossos projetos de móveis planejados e mais serviços que tornam a sua casa ou seu escritório um lugar ainda mais confortável e mais bonito.

Marque uma conversa sem compromisso e veja o nosso trabalho!

Compartilhe esse post: